Publicações

Psicanálise e Linguística – Encontros e Desencontros

Quando duas pessoas se juntam em uma relação, espera-se que sejam felizes para sempre. Os seguidores de Jacques Lacan podem ter tido a mesma esperança ao acompanhar o encontro da Linguística e da Psicanálise promovido pelo psicanalista. Teria como dar certo esse amor entre áreas com finalidades, métodos e teorias distintas? Foi essa a pergunta que gerou o trabalho que fundamentou a obra Psicanálise e Linguística: encontros e desencontros. Ela busca dar a ver o percurso singular do psicanalista francês para construir as balizas do que ficou conhecida como a clínica de orientação lacaniana. Partiu do pressuposto de que Jacques Lacan foi buscar na Linguística subsídios teóricos para, ao fazer uma leitura inovadora da obra de Freud, honrar o movimento inaugurado por quem escutava a fala de seus pacientes tendo em vista os mecanismos da linguagem. Além de apresentar ao leitor os conceitos da linguística que foram colhidos por Lacan ao longo da sua elaboração, discute exemplos clínicos que mostram como os resultados desse percurso ainda orientam a clínica de quem, nos dias de hoje, se interessa pela psicanálise e pelas questões da linguagem. Assim, pode ser uma leitura instigante e útil em pesquisa e em diversos campos de atuação profissional.

 

Confira, abaixo, as fotos do lançamento (clique na imagem para aumentá-la):

Salvar
Fotos: Klaus Oti

 

Nomear e Classificar Tratam o Sujeito? (Capítulo do livro: “Psicanálise e psicopatologia: olhares contemporâneos”)

Cabe ao psicanalista classificar os pacientes que recebe? A psicanálise não tem grandes preocupações classificatórias: caso apegue-se a uma baliza externa para enquadrar o paciente, o analista pode perder a oportunidade de ouvi-lo e descobrir qual é a sua parte nesse sintoma, na sua história, no seu sofrimento. É o que buscamos compreender a partir da análise sobre o modo como o autismo foi descrito e nomeado nas três últimas publicações do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais – DSM.

O capítulo faz parte do livro “Psicanálise e psicopatologia: olhares contemporâneos” (Orgs. Alexandre Simões e Gesianni Gonçalves) e pode ser baixado gratuitamente em: Open Access.

Comentários estão encerrados.